Tratamento para cupins de madeira seca, subterrâneos e brocas, a fim de proteger seu imóvel, móveis, forros, estruturas do telhado, etc, por meio de produtos químicos associado a um solvente.
A técnica aplicada depende de cada estrutura e do nível de comprometimento. A alimentação é marcada pela celulose, que em contato com o aparelho digestivo dos cupins é digerida por flagelados que se encontram no local.
Os cupins de madeira seca vivem em colônias pequenas, atacando móveis, livros e portas e podem ser identificados pela presença de fezes cuja coloração é do tom da madeira.
Os cupins subterrâneos são gerados no subsolo ou de objetos perdidos de alvenaria.
Técnicas aplicadas:
1- Com barreira química;
2- Em tratamento de madeiramento;
3- Tratamento localizado;
4- Tratamento de canduítes;
Fazer o controle imediato dessa praga não é tarefa fácil, visto que os ataques de cupins são dificilmente detectados em seus estágios iniciais.
O que muito dificulta a percepção da infestação são os túneis subsuperficiais construídos e utilizados pelos cupins para atingir seu alvo.
Além dos cupins, outros insetos também apresentam comportamento social e vivem em ninhos, por exemplo, as formigas, as abelhas, e as vespas. Nas colônias dos cupins, encontram-se diversos tipos de indivíduos morfologicamente distintos. A estes tipos convencionou-se chamar “castas”, sendo a casta de reprodutores, de operários e de soldados.